quinta-feira, 27 de maio de 2010

O sentido da vida

"Não importa como você olha, a vida é estranha.
Muito estranha.
Por exemplo: é um fato inquestionável que somos todos feitos exatamente da mesma substância das formas de vida mais inteligentes, criativas e magníficas do Universo.
Além disso, somos feitos da mesma matéria atômica das maiores montanhas do nosso planeta e das estrelas mais nrilhantes da nossa galáxia.
É claro que isso também vale para batatas, lesmas e suflê de chuchu - o que talvez explique o por que tantas coisas na vida não fazem sentido...

Para começar, por que nos impressionamos e ficamos tão obcecados com coisas e feitos de grande dimensões, quando na verdade são as coisas pequenininhas que, combinadas, tornam as grandes coisas possíveis?
Por que tentamos criar nossos próprios mundinhos para ter a ilusão de que controlamos completamente nossa existência, quando sabemos muito bem que não controlamos?
Por que afirmamos a toda hora que a individualidade é a essência da nossa maneira de ser, e depois aceitamos um degrau degradante de conformismo em quase todos os aspectos das nossas vidas?
Por que as crianças acreditam em fadas e "gente grande" não?
E por que nos grilamos tanto com as nossas discordâncias, quando de fato são as nossas diferenças que tornam a vida mais interessante?
Afinal, se metade do mundo está sempre de cabeça pra baixo, seria impossível todos concordarem sobre tudo. Mesmo algo tão básico e profundo quanto "não mastigue de boca aberta" é uma regra menos universal do que você imagina."

Mas afinal, qual é o sentido da vida?
Existe muitas teorias sobre o verdadeiro sentido da vida, mas o único tema que ressoa em todas as muitos teorias sobre o sentido da vida é o amor. O amor, em todas as suas frágeis formas, é a força poderosa e duradoura que dá sentido real a todas as vidas.

"É claro que não estamos falando aqui daquele amor romântico de beijinho-beijinho, embrora este também seja uma força poderosa. É sabido que um coração partido dói muito mais do que suco de limão num corte feito no dedo com papel, mas o amor a que me refiro é o fogo que queima detro de nós, o calor interno que nos impede de congelar nos invernos de desesperança. É o amor a vida que cada um tem dentro de si.
É a vozque diz: Celebre a vida, seja criativo!
E traz a paixão e a compreensão de que, se há coisas pelas quais vale a pena morrer, há muito mais coisas pelas quais viver.
Mesmo assim isto ainda traz um monte de perguntas do tipo:por que exatamente estamos aqui? O que você ama de verdade?
Quem nunca se fez essas perguntas invariavelmente passa a vida sem saber por que ela não é muito mais divertida.

Portanto, qual é a sua paixão?
A razão por que você veio ao mundo?
A resposta a estas perguntas lhe dará acesso ao grande mistério da vida, e bota grande nisso.
Aqui vai algumas pistas para você encontra o caminho certo pra descobrir suas respostas.
Para começar, ninguém vai lhe dizer as suas respostas. É como anda o tempo todo com um cartaz dizendo me chuta. Você tem que descobrir isso sozinho.
Também é pouco provável que um dia você seja iluminado por uma luz brilhante e seu objetivo na vida lhe apareça como numa visão divina ou numa caixinha de cereais, e com certeza também não será assistindo a televisão que achará as respostas. Sim, há uma remota chance de que um dia o sangue corra para o seu cérebro e lhe permita chegar a uma conclusão sem muito trabalho, mas o melhor é se fazer as perguntas difíceis."

Este execício a príncipio pode parecer assustador, mas relaxe, por que só assim você vai encontrar a essência do que verdadeiramente importa.
Se você fizer as perguntas importantes e ouvir atentamente o seu coração, cedo ou tarde ouvirá o destino lhe chamar.

[Texto em itálico foi retirado do livro O sentido da vida de Bradley Trevor Greive]
Música do dia é: Somewhere over the rainbow

Fraterno abraço.
Mumiah

Nenhum comentário:

Postar um comentário